Crie websites e outros - Logística de produtos

Se você vende um produto físico da qual necessita entrega-lo, você terá que se preocupar com a logística deste produto. O fluxo logístico pode parecer simples no começo mas ficará complexo quando o seu volume de vendas aumentar paulatinamente.

Dentro de um fluxo, você precisa que o seu fornecedor entregue um produto, talvez você precise embalar este produto, registrar em um sistema, emitir nota fiscal, contatar uma transportadora e despachar a mercadoria.

E isto pode se tornar cada vez mais complicados com as diferentes dificuldades que você terá como por exemplo com os produtos que não chegaram, que estão com atraso, presos na receita federal por falta de pagamento de impostos que foram criados da noite para o dia, etc.

Detalhe dos processos

Nesta etapa vamos apresentar alguns processos que você precisa ter em mente para que a sua operação não falhe. As etapas dependem do seu produto e modelo de negócio e a nossa apresentação irá ajuda-lo a desenhar melhor os seus processos.

Pedido a fábrica ou ao fornecedor: se o seu produto é fabricado ou distribuído por um algum fornecedor, você precisa saber quais são as exigências necessárias para que o seu produto seja entregue em seu estabelecimento

Embalagem e linha de montagem: como chega o seu produto até você? Ele já vem embalado ou requer que coloque a sua própria embalagem? Pense nestas etapas para facilitar o seu processo de envio ao cliente. Veja o exemplo abaixo de um caso típico de estratégia de embalagem

Processo de venda: analise em detalhes como é a experiência do usuário no momento da venda. E saiba como você irá estar preparado para que o pedido seja despachado o mais breve possível. Veja o exemplo de um fluxo.

Liberação do pedido: uma vez que os dados e o pagamento está confirmado, como será a liberação do pedido (ele ficará armazenado em um local específico, deve ser vistoriado, etc)?

Montagem do pedido: se você possui mais de um item para ser vendido ou o cliente elegeu 2 ou mais itens do mesmo produto, você precisa acolher estes produtos em um local adequado e enviar para o cliente

Despacho do pedido: monte uma boa estratégia para despachar os seus pedidos aos clientes. Inicialmente você poderá usar os correios mas convêm usar outros meios para garantir a sua operação caso você cresça bastante. Existem outras empresas como a TNT Express, Jadlog, Direct, etc que realizam a entrega de produtos

Transportadora: como você receberá as informações da transportadora, tais como código de rastreio, data da entrega, etc.

Sobre o Blog

Acompanhando o blog da SDvirtua você fica por dentro de nossas novidades, notícias relacionadas à e-commerce e dicas de campanhas para ter um negócio de sucesso.

--