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Se o seu site possuir produtos ou serviços para serem vendidos, você terá que oferecer uma forma para que as pessoas possam pagar por isto. É neste momento que entram os gateways de pagamento.

Estes gateways são ferramentas que permitem vender os seus produtos através de cartões e boleto bancário. E não importa se você é uma pessoa física ou jurídica de pequeno porte. Existe soluções para todos os tipos de cliente.

O que diferencia uma solução da outra são basicamente as funcionalidades oferecidas por cada uma delas, taxas de descontos (também chamadas de MDR e que serão explicadas mais adiante) e custos transacionais.

Como funciona o check out?

O processo de check out é aquele que acontece no momento que você está pagando pela sua compra. Na maioria dos casos, o cliente irá acessar um website, colocar o produto em um carrinho e realizar o check out que é fornecer os dados pessoais para realizar a compra.


Esta imagem ilustra um processo de check out em uma loja virtual

O gateway de pagamento entra no passo número 3 da imagem anterior. São ambientes seguros e que criptografam todas as informações antes de enviar para o banco ou para uma operadora de cartão de crédito, que também chamada de adquirente.

Tipos de gateways de pagamento

Existe 3 tipos de gateways de pagamento que são disponibilizados no mercado.

• Integradores de pagamento: são empresas que oferecem toda a solução e que realizam as transações em nome do integrador de pagamento. É uma solução útil para quem não quer negociar diretamente com uma adquirente de cartão de crédito (como a Cielo, Rede e Elavon) e necessita de dinheiro imediato. As taxas são mais caras que as outras formas. Exemplos de empresas integradoras são MoIP, Pagseguro, MercadoPago, etc

• Gateways de pagamento: um gateway é como uma passarela. Eles realizam a comunicação entre o seu check out e as operadoras de cartão de crédito, banco, etc. A diferença entre o integrador de pagamento e um gateway é que no caso do gateway você já precisa ter um contrato com uma adquirente de cartões como a Cielo, Rede ou Elavon. As taxas são mais baratas porém não se esqueça que as operadoras pagam os clientes após 25 ou 30 dias da data de compra. Se você precisa de dinheiro imediato, escolha os integradores de pagamento. Exemplos de gateway: Braspag, Cobrebem, Boldcron, Mundipagg, etc

• Adquirentes: as operadoras de cartão de crédito também permitem que você faça uma conexão direta com eles. A vantagem é que você não paga as taxas dos integradores ou de gateways pois você está conectado diretamente à operadora. A enorme desvantagem é que esta integração requer um grande conhecimento técnico e manutenção constante. Se você está começando e/ou não opera mais que 1 milhão de reais por ano, sugerimos que não use esta maneira. Exemplos de adquirentes são Cielo, Rede (antiga Redecard), Elavon, Getnet e em breve entrará outras no mercado como a Global Payment e a First Data.

Integradores de pagamento

Se você está começando, use um integrador de pagamento. É a maneira mais simples e rápida de começar a vender sem ter que preencher muitos papéis. As taxas são mais caras porém você não terá que se preocupar com muitas questões técnicas e os pagamentos acontecem em um curto prazo de tempo. Cada integrador possui o seu manual de integração. As maneiras mais simples de integração não requer nenhum conhecimento técnico. Basta colocar um botão no seu site e redirecionar para o integrador de pagamento.

Veja este site para ver uma demonstração do produto da Pagseguro, uma empresa do grupo UOL.

E esta é uma lista de onde obter informações para ter o seu checkout:

https://site.akatus.com

http://www.f2b.com.br/

https://www.cobredireto.com.br

http://www.locaweb.com.br/produtos/superpay.html

http://payzen.com.br/

http://www.ipagare.com/

Caso as nossas informações ainda não tenham ficado claras, você pode assistir a este vídeo que explica detalhadamente o conceito de pagamento seguro e gateways

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